Viajar para o México e não se apaixonar pela cultura, comida, música e todo o astral do povo mexicano é algo bem difícil de acontecer. Tive a oportunidade de vir ao México pela primeira vez em 2015, a turismo, e simplesmente me encantei! No ano seguinte, decidi deixa Fortaleza (cidade no litoral nordestino brasileiro), onde nasci e vivi até meus 27 anos, para vir morar em Puebla, mais precisamente em San Andrés Cholula.

Após 3 anos morando no México, cada dia descubro mais motivos para seguir encantada por esse país, que atrai tantos turistas e imigrantes. Também percebo como existem costumes que para nós, brasileiros, são diferentes. Listarei a seguir alguns costumes que, para mim, são curiosos e se diferem muito da realidade que vivia no Brasil:

1 – Salud!!!! – Não importa onde, quando e nem como: se você espirrar perto de um mexicano, ele vai responder “Salud!”. Uma vez eu estava sozinha em minha casa e espirrei bem forte. De longe escutei que meu vizinho gritava “Salud!” em resposta ao meu espirro!

2 – O dia de finados é festejado! – O costume que temos no dia de finados, no Brasil, é bastante diferente do que acontece no México. A referencia que os mexicanos têm acerca desse dia é que devemos homenagear os mortos com festa e alegria por sua vida. Acontecem desfiles de fantasia e é bastante comum altares coloridos e com comidas e bebidas que os familiares mortos gostavam em vida.

3 – Tem mais pirâmides do que se imagina! – A experiência de conhecer as famosas pirâmides da era pré-hispânica é uma das maravilhas de morar no México. Em cada lugar que você vai, próximo haverá uma pirâmide ou ao menos alguma ruína histórica. É algo encantador e surpreendente, principalmente para nós, brasileiros, que quase não temos a sorte de ter tanta cultura pré-colonial preservada.

4 – O dia da Independência é BASTANTE comemorado. – Os mexicanos são bastante patriotas! Nas “fechas pátrias” (datas pátrias), todo o país enfeita suas casas com as cores da bandeira. As ruas, as casas e os comércios ficam mais enfeitados do que o Brasil em época de Copa do Mundo!

5 – Se dá gorjeta por tudo! –  Um costume curioso é que no México se dá gorjeta (propina, em espanhol) por quase tudo. Para o frentista que abastece seu carro, para a senhora da limpeza do banheiro de um restaurante, para entregadores de pizza, garçon… enfim. Mas o serviço, na grande maioria das vezes, vale cada centavo!

6 – Feijão no café da manhã? – SIM! No café da amanhã! Esqueça essa de que feijão é um prato para o almoço. Acompanhado de ovos e, por que não, de abacate também? É, parece estranho, mas na verdade é uma delícia!!!7 – Horários para comer – Se você vem ao México a passeio ou para morar, prepare-se para os horários de comida. Na realidade, a vida acontece mais tarde por aqui. A primeira refeição de muitos é às 9h-10h e o equivalente ao nosso almoço é geralmente às 14h-15h! Comem MUITO nas refeições porque, geralmente, só comem duas ou três vezes ao dia.

8 – Cerveja com pimenta, SIM! – Aliás, TUDO se pode colocar pimenta por aqui: no soverte, nas frutas, nos doces, no sushi… e por que não na cerveja? As famosas “micheladas” são as queridinhas dos mexicanos. Ah, e também leva limão, como quase tudo aqui também!

9 – Praias do Oceano Atlântico e Pacífico – Que as praias do México são lindíssimas não é novidade. Mas ter a oportunidade de conhecer praias de dois oceanos, num mesmo país, é algo muito incrível! É super fácil conhecer esses diferentes tipos de praias.

10 – Terremotos e vulcão ativo! – Para nós brasileiros é muito estranho, emocionante, assustador e curioso viver em um país onde a possibilidade de um terremoto é tão presente, já que os tremores no Brasil são imperceptíveis. O mesmo acontece com o vulcão. Temos aqui no México o privilégio de vistas lindas de um vulcão ativo (Popocatépetl), no pôr-do-sol ou ao amanhecer. Visitar o México é estar sempre em contato com paisagens exóticas e exuberantes. Se estavam procurando algum destino internacional para conhecer, agora vocês terão 10 motivos para escolherem o MÉXICO como destino ideal! Um outro motivo é que para nós, brasileiros, não é nada difícil de nos comunicar por aqui, mesmo não sabendo nada de espanhol. E se você tem interesse de aprender espanhol, também não está nada difícil. Zaloa conta com professores professores nativos e aulas online! Continuem acompanhando nosso blog para conseguir mais dicas!


Nombre: Camila Fraga

Nacionalidad: Brasileira

Profesión: Psicóloga e Professora de Português para estrangeiros

Amo ensinar português a estrangeiros porque é uma forma de sempre estar em contato com a cultura do meu país, já que não moro mais no Brasil. Estou há 3 anos morando e ensinar português também me ajudou bastante a aprender espanhol, já que eu não sabia nada quando vim morar no México.

 

Nova Palavra                                                                                                           Definição

Astral

Estado de ânimo, de emoção

Costumes

maneira cultural de uma sociedade manifestar-se.

Espirrar

Lançar o ar fora, repentinamente, pela boca ou pelo nariz, emitindo um som característico. Quando se está gripado, espirra-se muito.

Fantasia

Roupa usada para se disfarçar de algo, muito usada no carnaval do Brasil e no Haloween.

Pré-colonial

Período anterior à chegada dos portugueses no Brasil, antes de o Brasil se tornar colônia de Portugal.

Enfeita

Adornar com enfeites. Colocar adereços. Verbo: enfeitar.

Gorjeta

Quantia em dinheiro que se dá como gratificação a algum serviço.

Garçon

Empregado que serve à mesa em restaurantes, cafés, comidas, etc..

Abacate

É um fruto que é a única fruta que tem semente grande. Fruto muito consumido no México.

Refeição

É uma porção de alimentos consumida de uma vez.(Exemplos de refeições: café da manhã, almoço, jantar)

Sorvete

Sobremesa gelada que é feita de leite, com sabores variados.

Imperceptíveis

Plural de “imperceptível”. Aquilo que não é percebido, notado.